EDIÇÃO 21 | Março/Julho- 2020


O anjo caído

Um anjo tropeça nas nuvens, cai na terra e é carregado por uma criança.

Ilustração de Milton Mastabi

Música trans, música tudo: Malka e a Trava Bizness

Notas sobre a primeira gravadora brasileira voltada para artistas trans e sobre o nome por detrás da ideia.

Ilustração de Milton Mastabi

Nuvens

O pensamento, matéria coletiva e, por isso mesmo, diversa, faz com que as nuvens tenham diferentes colorações de acordo com os elementos que as formam.

Padrões circulares de nuvens no horizonte brasileiro. Fonte: NASA

Menina Jesus e o espírito do capitalismo na arte

A crítica, seja ela cruel, apaziguadora, ácida, violenta, elogiosa, entusiasmada, apaixonada ou branda, deve ser sempre a expressão de uma cisão, e nunca de uma adesão. A adesão não constrói a negatividade essencial ao pensamento crítico.

cóccix
Milton Mastabi

Corpos feitos luz: Vera Fischer e Ingrid Bergman

Vistas juntas, Bergman e Fischer fazem um contraste luminoso de matéria e espírito.

Zentai
Milton Mastabi

Fiz a coisa errada ou The King of Poop

Dois jovens de Salvador seguem o rastro do Rei do pop para ver de perto as gravações do videoclipe "They don't care about us".

Michael
Milton Mastabi

Multiversos

Foi a primeira vez em que me dei conta de que não saberia mais onde ele estava. E me lembrei daquela manhã em que eu lia um artigo que falava da teoria dos multiversos.

Ilustração de Milton Mastabi

Só desenhos

Onde os símbolos sugerem atmosferas ainda por fazer, realidades recém-intuídas e voláteis, mas de repente tornadas matéria diante de nós.

kkk

Todo cidadão do nosso país não somente maldiz o presidente e a família presidencial mas, secretamente, também fantasia a morte deles todos, é tudo o que digo a meu amigo, por mais abalados que digam ficar quando alguém confessa essa fantasiação.

Ilustrações de Iuri Casaes

A permanência dos pássaros

É impossível passar incólume à leitura ao revés que Morrison faz do mito da torre de babel, quando ela diz que nunca estaríamos prontos para ascender ao paraíso com uma única língua, ou seja, sem a diferença, sem conhecer o Outro, sem viver a dissemelhança, a diversidade, a heterogeneidade, e que talvez o paraíso se encontre justamente aí.

recorte no olhar de toni em fotografia de Bert Andrews - (1970)

Notas sobre Seu Bomfim, o tempo e a memória

Seu Bomfim também é sobre o tempo e sua impiedade, é sobre caminhar entre ruínas, estar na terceira margem, onde não há ancoragem possível.

Ilustração de Milton Mastabi

Movimento Social*

A conectividade agrava a sensação de isolamento, como quando finalmente saímos, vemos o vazio na cidade e dizemos: minha casa é menos inóspita que isso, vou voltar para dentro.

foto: Colectivo rebelArte

LAVRENTIVS MEDICES – a poesia do senhor de Florença

Os poemas de Lorenzo seguem o princípio de que a Beleza perpassa simpaticamente seres e coisas, impregnando as almas de uns nas dos outros. Esteve também em contato com as melhores mentes de sua época, e a maior parte delas foi ele mesmo quem patrocinou.

Lorenzo de' Medici, o Magnífico em moeda de Niccolò Fiorentino - Samuel H. Kress Collection - National Gallery of Art - Washington, DC.

A Jeanine de Picard: do relato ao traço

Detalhe da capa do livro

Pelos mistérios da fé da ficção, é a realidade que não importa. Não importa se as histórias que Jeanine diz ter vivido são verdadeiras ou não.

Miúda e o guarda-chuva: espanto e doçura das primeiras vezes

As solidões da infância, sejam físicas ou metafóricas, são um terreno árido que demanda muitas águas. E estivemos, nós adultos, todos nele, inevitavelmente.

Frame do filme "Miúda e o Guarda-Chuva"

ENTREVISTAS COM O SUL

No lugar de metafísica, o monopólio. No lugar da busca do sentido, produção de sentido. No lugar do reclame a soluções, proposição. No lugar de espírito, corpo. O conceito de práxis nunca teve um sentido tão violento quanto no sul global, arriscaria dizer.

Foto de Nina La Croix

O Intelecto e o Esqueleto

O canção é uma parceria entre Mateus Dantas e o veterano compositor Roberto Araújo. “A música nasceu a partir da sensibilidade de olhar o outro: o outro descartado, abandonado, desprezado,…

CINCO DIÁLOGOS COTIDIANOS DE UMA DRAMATURGIA EM PANDEMIA

PAULO. Não, veja bem, não mudou muito. Eu achei estranho o povo não aparecer dando comida, mas fora isso… Tô achando tudo igual… (pausa, gracejando) Esse povo de máscara achei que fosse alguma alucinação, sei lá, da fome!

Foto de TC

O Londrino

Nasci, como ouviste, na multidão. Isso gerou em mim uma completa afeição por esse modo de vida, somado a uma aversão quase intransponível à solidão e às cenas rurais.

Retrato de Charles Lamb pintado por William Hazlitt - National Portrait Gallery - Londres

Leia-me um pouco bêbada ou comendo algo que goste

Comemoro a existência de todos esses trabalhos desenvolvidos durante a pandemia, que celebram a vida, e rearranjam a possibilidade do encontro.

Foto de Lara Duarte

Penugem, pedra

Não estava acostumada com um andando e o outro falando. Meus homens. Era estranho. De repente, como se pressentisse algo, eu não me sentia mais tão feliz.

Ilustração de Peu Dourado

A GUITARRA FICOU DOCEMENTE OBSCENA

No Carnaval dos 70 anos do trio elétrico, a Revista Barril acompanhou os movimentos de Armandinho no verão de Salvador e produziu um perfil sobre o comportamento do herdeiro da fobica.

Ilustração de Milton Mastabi

John Currin montou os ministérios no governo mais recente do Brasil

Um fluxo de consciência que prova - teoricamente - como John Currin é decisivo para o destino da política nacional (do Brasil).

Enquanto o apocalipse não vem

Justo quando pensamos estar fazendo uma coisa sumamente importante pela vida na Terra, podemos estar contribuindo para a sua mais completa destruição.

Pôster The Midnight Gospel - Divulgação

Perfumado Feminismo

Este perfumado feminismo deixa feias manchas em uma causa que necessita de um sóbrio valor moral para se impor. 

Hilma af Klint, Svanen, nr 17, grupp IX/SUW, serie SUW/UW, 1915 © Stiftelsen Hilma af Klints Verk.
Foto: Albin Dahlström/Moderna Museet
Edições: 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
2018 | Revista Barril - ISSN 2526-8872 - Todos os direitos reservados.