EDIÇÃO 19 | Abril 2018


Quatro esboços para Angola Janga

A narrativa consegue ultrapassar o meramente descritivo e torna-se dramática em seus cortes. No entanto, o efeito mais impressionante é alcançado quando temos diante de nós um personagem de costas em primeiro plano e ele está a poucos passos de mudar o rumo da trama.

Foto de Rafael Roncato

O COVEIRO DE TUDO

Ainda que não por ofício, somos todos historiadores. No pior dos casos, somos os historiadores das nossas próprias vidas lidando com documentação.

Saciturno | Ilustração de Amine Barbuda

A ÁGUIA RASPANDO O BICO

Existem duas crenças adquiridas por minha esposa sobre mim que ao longo dos anos se tornaram verdades inquestionáveis, ainda que sejam mentiras sem qualquer fundamento.

águia
de Amine Barbuda

Presunções críticas

Li, certa vez, que criticar é por em crise.  Na época isso fez bastante sentido pra mim. Na verdade, o sentido não me pareceu algo a ser questionado, afinal eu era apenas uma estudante de letras, e o que pode uma estudante de letras contra as máximas dos teóricos europeus?

foto de amine barbuda

A UM PASSINHO DO CÉU

Embora o pensamento objetivista não reconheça o sujeito da paixão como o sujeito do conhecimento, qualquer um que já se sentiu afetado sabe: é muito mais fácil escrever se alimentados por amor ou ódio.

Muha Bazila

Eu vi um teatro nas águas de um rio

Sinto uma opressão no peito: algo em mim parece estar sendo comprimido, suprimido, sufocado. Compreendo, depois de muita angústia, que isso tudo pode não ser nada: um nada que precisa de espaço; um nada que preciso ser.

Foto de Mariana David

OS SEM-BOCA

Os dois foram recolhidos um ao lado do outro, sobre a grama queimada. Suas roupas haviam voado em farrapos. A conflagração da pólvora havia apagado a cor dos números; as placas de níquel estavam esmigalhadas.

pintura em construçao
imagem de Amine Barbuda

O olhar de Felícia na Terra Lume

O aquecimento do ar e sua subsequente expansão, se atravessados por uma descarga elétrica, gera um som chamado “trovão”. Alguns seres também são chamados assim quando atuam como catalizadores e podem utilizar todo potencial de energia que têm ao alcance para concretizar a tarefa pretendida.

a dança | Amine Barbuda

Por que não teatro?

Começar a movimentar esta Gangorra graças ao peso de uma das histórias mais clássicas da literatura infantil revela muito da realidade da produção das artes para infância em nossa cidade.

Gangorra
foto de Lucival Almeida

O plano da pele – Jenny Saville

A arte na era de sua reprodutibilidade em espelhos pretos:
espelhos estes que de forma infinita reproduzem um mundo de clichês, de mesmas ideias, de polarizações radicais e empobrecidas..

foto de Amine Barbuda

linguagem & resistência

convidado para uma roda de conversa; imediatamente pensei q ñ deveria;; preparar uma fala sistematizada; apoiada em slides q remetessem; às minhas ações performativas; aos meus livros de poesia

travessa do fifó | imagem de Amine Barbuda

Memeografo #19

Depois de meses de reflexão profunda sobre os memes que tinha visto já neste ano de 2018

Música popular cantada em duas fases

Que horas são na crítica de música feita no Brasil? Dois livros lançados em 2017 apontam caminhos bastante diferentes – ou talvez complementares – no que diz respeito ao modo como pensamos a música popular cantada.

Canção
de Amine Barbuda

O Cinema Sádico de Alexandre Guena

Making of do filme "Esc4scape"

Tem gente que recebe Deus quando filma, tem gente que filma procurando Deus. Em trocadilho com o que diz o cancioneiro popular, tomo o dito por empréstimo para me ater a uma premissa teológica que creio ser a mais adequada para acomodar o trabalho cinematográfico de Alexandre Guena.

GALERIA

Lembro que comíamos cuscuz e tomávamos café na kitnet onde eu morava na Santa Cecília, em São Paulo, uns bons anos atrás, quando nos conhecemos e decidimos ser amigas.

O discreto charme do cinema brasileiro contemporâneo

Quem já presenciou o vai-e-vem glamuroso dos festivais ou já foi hipnotizado pela variedade de camisas estampadas com flores, geometrias graffiti e caveirinhas, não suspeita que aquelas pessoas estejam, na verdade, absortas na nobre tarefa delegada aos cineastas do segundo milênio: capturar o real.

O som ao redor | Kleber Mendonça Filho

Imagem e morte: a potência do negativo

Walter Benjamin evoca a morte como parâmetro de análise da imagem fotográfica. Aproximando as fotos de Eugène Atget  na época, recém-descobertas  ao aparecimento do surrealismo, ele compreende que os novos temas buscados pelo fotógrafo eram as coisas abandonadas, a ruas e lugares em via de desaparição.

foto de Amine Barbuda

NEBULOSAS

Nebulosas são uma metáfora de encontros, confrontos, desencontros, conflitos. Metáfora de rupturas claras, difusas - das quais às vezes nem sequer se deu conta

Nebulosas
de Amine Barbuda

Todo futuro importa

O primeiro disco solo de Giovani Cidreira é uma costura de afetos. As canções que compõem Japanese Food são uma entrega à vida em diversos níveis.

Fotografia de Caio Araújo

CINEMA EXPANDIDO: Notícias do Cine Tupy para um futuro em ruínas

É preciso se adaptar, deixar que o corpo seja invadido pelo cinemão, abandonar o mundo-de-fora; os carros que atravessam barulhentos as avenidas, os casais que passeiam de mãos dadas...

Arte ambiental do cine Tupy, obra de Juarez Paraiso.
Visão parcial

Suíte da Chula

Compartilhe…FacebookGoogle+TwitterLinkedinemail

Edições: 22 21 20 19 18 17 16 15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1
2018 | Revista Barril - ISSN 2526-8872 - Todos os direitos reservados.